Quem sou eu

Minha foto
"O verdadeiro sábio é aquele que assim se dispõe que os acontecimentos exteriores o alterem minimamente. Para isso precisa couraçar-se cercando-se de realidades mais próximas de si do que os fatos, e através das quais os fatos, alterados para de acordo com elas, lhe chegam." Fernando Pessoa

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Semântica

É a ciência que estuda a significação das palavras e das sentenças. Afinal, saber os significados das palavras é de suma importância para todos!

A palavra (signo) se divide em duas partes:


Significante (parte física), ou seja, a parte sonora e escrita da palavra.


Significado (plano de conteúdo), ou seja, em cada um dos significantes inserimos um 
conteúdo.


SIGNIFICANTE + SIGNIFICADO = PALAVRA


POLISSEMIA


Quando um significante serve de base para mais de um significado.


 Jovem é preso na linha do trem com dinheiro e drogas.

 A linha de costura será da cor do vestido.

 Ele joga no gol; eu na linha.

 Manteve a linha durante a solenidade.


Observem que o mesmo significante obteve diferentes significados. A mensagem depende não só da gramática, mas também do léxico, da sintaxe e do contexto.



SENTIDO CONOTATIVO NO CONTEXTO LINGUÍSTICO



Sentido figurado da palavra, elas podem ter seu significado ampliado, deixando de representar apenas a ideia original (Plurissignificação).


Aquele cara parece suspeito. (homem)

A menina está com a cara toda pintada. (face)



SENTIDO DENOTATIVO  NO CONTEXTO LINGUÍSTICO



Conceito de origem, sentido oficial do signo lingüístico.

Comi todos os doces da festa. (alimento)

Você é um doce de pessoa. (adjetivo)



SINONÍMIA


Identificação de significado entre duas palavras, ou seja, eu troco uma palavra por outra sem alterar o sentido original.


Matheus encontrou o lápis de Maurício.

Matheus achou o lápis de Maurício.


ANTONÍMIA


Incompatibilidade  de significado entre duas palavras.


Matheus é alto e magro.

Maurício é baixo e gordo.


Cuidado!

Hoje o dólar subiu. (certo)
Ontem o dólar baixou. (certo)
O dólar desceu. (errado)

A palavra  descer neste contexto não é oposição a subir.O que define a antonímia é o contexto!


AMBIGUIDADE


Quando em função da estrutura, nós não conseguimos reconhecer apenas um sentido na frase e sim dois ou mais.


Matheus disse a Maurício que seu lápis não foi encontrado. (pronome possessivo não
 esclarece de quem é o lápis).

Eliminando a ambiguidade: Matheus disse a Maurício que não encontrou o lápis dele.

Sentado na escada, Matheus avistou Maurício. (quem estava sentado na escada?)

Eliminando a ambiguidade:  Matheus avistou Maurício que estava sentado na escada.


HOMONÍMIA X PARONÍMIA



Homônimos:


são vocábulos que se pronunciam da mesma forma, mas que diferem no sentido.


São: santo/sadio/verbo ser


acender: ligar, pôr fogo

ascender: subir


Parônimos:


são vocábulos que apresentam certa semelhança de grafia e pronúncia, que têm significados diferentes.


arrear: pôr arreios
arriar: descer, cair
delatar: denunciar
dilatar: alargar


Homônimos deve ter alguma igualdade, ou na escrita, ou na pronúncia. Já os parônimos jamais terão uma igualdade eles têm apenas algumas semelhantes. Parônimos (parecidos).




Questões de concurso



(SENADO FEDERAL – 2008 – FGV) 1 - “Em 31 de outubro de 1990, depois de três anos de militância, a cédula com Machado deixa de circular por valer menos de um centavo de dólar.” (último parágrafo)

No trecho acima, a palavra destacada encontra seu sentido mais próximo em:

(A) atuação.
(B) desempenho.
(C) beligerância.
(D) resistência.
(E) rebelião.


(SENADO FEDERAL – 2008 – FGV) 2 - O contrário de desfeita  (7º parágrafo) é:

(A) desagravo.
(B) impropério.
(C) ignomínia.
(D) injúria.
(E) ultraje.


(SENADO FEDERAL – 2008 – FGV) 3 - Assinale a alternativa em que a palavra indicada não seja cognata de patrimônio (3º parágrafo).

(A) patrono
(B) patrulha
(C) patriarca
(D) paternal
(E) pátrio


(TRT/16ª REGIÃO – FCC) 4 - A ocorrência de ambiguidade e falta de clareza faz necessária uma revisão da seguinte frase:

(A) Conquanto ele nos haja dado uma resposta inconclusiva e protelado a decisão, há quem creia que nos satisfará o desfecho deste caso.
(B) Inconformados com a resposta insatisfatória que nos deu, reiteramos o pedido para que ele não deixe de tomar as providências que o caso requer.
(C) Ele deu uma resposta insatisfatória à providência que lhe solicitamos, em razão da qual será preciso insistir em que não venha a repeti-la.
(D) Caso não sejam tomadas as providências cabíveis, seremos obrigados a comunicar à Direção o menoscabo com que está sendo tratado este caso.
(E) Causa-nos revolta, a todos, o pouco interesse que ele vem demonstrando na condução desse processo – razão pela qual há quem peça a demissão dele.


Leia o texto a seguir para responder às próximas 3 questões.

Bolsa-Floresta

Quando os dados do desmatamento de maio saíram esta semana da gaveta da Casa Civil, onde ficaram trancados por vários dias, ficou-se sabendo que maio foi igual ao abril que passou: perdemos de floresta mais uma área equivalente à cidade do Rio de Janeiro. Ao ritmo de um Rio por mês, o Brasil vai pondo abaixo a maior floresta tropical. No Amazonas, visitei uma das iniciativas para tentar deter a destruição.
O Estado do Amazonas é o que tem a floresta mais preservada. O número repetido por todos é que lá 98% da floresta estão preservados, 157 milhões de hectares, 1/3 da Amazônia brasileira. A Zona Franca garante que uma parte do mérito lhe cabe, porque criou alternativa de emprego e renda para a população do estado. Há quem acredite que a pressão acabará chegando ao Amazonas depois de desmatados os estados mais acessíveis.
João Batista Tezza, diretor técnico-científico da Fundação Amazonas Sustentável, acha que é preciso trabalhar duro na prevenção do desmatamento. Esse é o projeto da Fundação que foi criada pelo governo, mas não é governamental, e que tem a função de implementar o Bolsa-Floresta, uma transferência de renda para pessoas que vivem perto das áreas de preservação estadual. A idéia é que elas sejam envolvidas no projeto de preservação e que recebam R$ 50 por mês, por família, como uma forma de compensação pelos serviços que prestam. [...]
Tezza é economista e acha que a economia é que trará a solução:
— A destruição ocorre porque existem incentivos econômicos; precisamos criar os incentivos da proteção. [...]
Nas áreas próximas às reservas estaduais, estão instaladas 4.000 famílias e, além de ganharem o Bolsa-Floresta, vão receber recursos para a organização da comunidade.
— Trabalhamos com o conceito dos serviços ambientais prestados pela própria floresta em pé e as emissões evitadas pela proteção contra o desmatamento. Isso é um ativo negociado no mercado voluntário de redução das emissões — diz Tezza.
Atualmente a equipe da Fundação está dedicada a um trabalho exaustivo: ir a cada uma das comunidades, viajando dias e dias pelos rios, para cadastrar todas as famílias. A Fundação trabalha mirando dois mapas. Um mostra o desmatamento atual, que é pequeno. Outro projeta o que acontecerá em 2050 se nada for feito. Mesmo no Amazonas, onde a floresta é mais preservada, os riscos são visíveis. Viajei por uma rodovia estadual que liga Manaus a Novo Airão. À beira da estrada, vi áreas recentemente desmatadas, onde a fumaça ainda sai de troncos queimados. [...]

LEITÃO, Miriam. InJornal O Globo. 19 jul. 2008. (adaptado)


(TJ/RO – 2010 – FUNDAÇÃO CESGRANRIO) 5 - A expressão em destaque no trecho “Quando os dados do desmatamento de maio saíram esta semana da gaveta...” (1º parágrafo) pode ser adequadamente substituída, sem alteração do sentido, por

(A) foram finalmente examinados.
(B) foram apresentados às autoridades.
(C) foram tirados da situação de abandono.
(D) encaminharam-se ao setor técnico.
(E) chegaram ao conhecimento público.


(TJ/RO – 2010 – FUNDAÇÃO CESGRANRIO) 6 - “— A destruição ocorre porque existem incentivos econômicos; precisamos criar os incentivos de proteção.” (5º parágrafo). Avalie se as afirmativas apresentadas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F), em relação ao trecho acima.

(  ) Tanto a destruição da floresta quanto a sua proteção dependem de medidas econômicas.
(  ) O conceito da palavra “incentivos” é igual nas expressões “incentivos econômicos” e “incentivos de proteção”.
(  ) Se houver incentivo de proteção, a destruição cessará.

A seqüência correta é:

(A) V - V – F
(B) V - F - V
(C) V - F - F
(D) F - V - F
(E) F - F - V


(TJ/RO – 2010 – FUNDAÇÃO CESGRANRIO) 7 - No texto, “ativo” (7º parágrafo) significa

(A) ato.
(B) bem.
(C) elevado.
(D) prático.
(E) em exercício.


Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Sobre os perigos da leitura

Nos tempos em que eu era professor da Unicamp, fui designado presidente da comissão encarregada da seleção dos candidatos ao doutoramento, o que é um sofrimento. Dizer esse entra, esse não entra é uma responsabilidade dolorida da qual não se sai sem sentimentos de culpa. Como, em 20 minutos de conversa, decidir sobre a vida de uma pessoa amedrontada? Mas não havia alternativas. Essa era a regra. Os candidatos amontoavam-se no corredor recordando o que haviam lido da imensa lista de livros cuja leitura era exigida. Aí tive uma ideia que julguei brilhante. Combinei com os meus colegas que faríamos a todos os candidatos uma única pergunta, a mesma pergunta. Assim, quando o candidato entrava trêmulo e se esforçando por parecer confiante, eu lhe fazia a pergunta, a mais deliciosa de todas: “Fale-nos sobre aquilo que você gostaria de falar!”. [...]
A reação dos candidatos, no entanto, não foi a esperada. Aconteceu o oposto: pânico. Foi como se esse campo, aquilo sobre o que eles gostariam de falar, lhes fosse totalmente desconhecido, um vazio imenso. Papaguear os pensamentos dos outros, tudo bem. Para isso, eles haviam sido treinados durante toda a sua carreira escolar, a partir da infância. Mas falar sobre os próprios pensamentos – ah, isso não lhes tinha sido ensinado!
Na verdade, nunca lhes havia passado pela cabeça que alguém pudesse se interessar por aquilo que estavam pensando. Nunca lhes havia passado pela cabeça que os seus pensamentos pudessem ser importantes.

(Rubem Alves, www.cuidardoser.com.br. Adaptado)


(TJ/SP – 2010 – VUNESP) 8 - A palavra “brilhante”, no início do 2.º parágrafo, significa

(A) refulgente.
(B) luzente.
(C) luxuosa.
(D) admirável.
(E) lustrosa.


Leia o texto a seguir para responder às próximas 2 questões.

No fim da década de 90, atormentado pelos chás de cadeira que enfrentou no Brasil, Levine resolveu fazer um levantamento em grandes cidades de 31 países para descobrir como diferentes culturas lidam com a questão do tempo. A conclusão foi que os brasileiros estão entre os povos mais atrasados – do ponto de vista temporal, bem entendido – do mundo. Foram analisadas a velocidade com que as pessoas percorrem determinada distância a pé no centro da cidade, o número de relógios corretamente ajustados e a eficiência dos correios. Os brasileiros pontuaram muito mal nos dois primeiros quesitos. No ranking geral, os suíços ocupam o primeiro lugar. O país dos relógios é, portanto, o que tem o povo mais pontual. Já as oito últimas posições no ranking são ocupadas por países pobres.
O estudo de Robert Levine associa a administração do tempo aos traços culturais de um país. “Nos Estados Unidos, por exemplo, a ideia de que tempo é dinheiro tem um alto valor cultural. Os brasileiros, em comparação, dão mais importância às relações sociais e são mais dispostos a perdoar atrasos”, diz o psicólogo. Uma série de entrevistas com cariocas, por exemplo, revelou que a maioria considera aceitável que um convidado chegue mais de duas horas depois do combinado a uma festa de aniversário. Pode-se argumentar que os brasileiros são obrigados a ser mais flexíveis com os horários porque a infraestrutura não ajuda. Como ser pontual se o trânsito é um pesadelo e não se pode confiar no transporte público?

(Veja, 02.12.2009)

 (TJ/SP – 2010 – VUNESP) 9 - A expressão chá de cadeira, no texto, tem o significado de

(A) bebida feita com derivado de pinho.
(B) ausência de convite para dançar.
(C) longa espera para conseguir assento.
(D) ficar sentado esperando o chá.
(E) longa espera em diferentes situações.


(TJ/SP – 2010 – VUNESP) 10 - Há emprego do sentido figurado das palavras em:

(A) ...os brasileiros estão entre os povos mais atrasados...
(B) No ranking geral, os suíços ocupam o primeiro lugar.
(C) Os brasileiros ... dão mais importância às relações sociais...
(D) Como ser pontual se o trânsito é um pesadelo...
(E) ...não se pode confiar no serviço público?


Leia o texto a seguir para responder à próxima questão

Zelosa com sua imagem, a empresa multinacional Gillette retirou a bola da mão, em uma das suas publicidades, do atacante francês Thierry Henry, garoto-propaganda da marca com quem tem um contrato de 8,4 milhões de dólares anuais. A jogada previne os efeitos desastrosos para vendas de seus produtos, depois que o jogador trapaceou, tocando e controlando a bola com a mão, para ajudar no gol que classificou a França para a Copa do Mundo de 2010. (...)
Na França, onde 8 em cada dez franceses reprovam o gesto irregular, Thierry aparece com a mão no bolso. Os publicitários franceses acham que o gato subiu no telhado. A Gillette prepara o rompimento do contrato. O serviço de comunicação da gigante Procter & Gamble, proprietária da Gillette, diz que não.
Em todo caso, a empresa gostaria que o jogo fosse refeito, que a trapaça não tivesse acontecido. Na impossibilidade, refez o que está ao seu alcance, sua publicidade.
Segundo lista da revista Forbes, Thierry Henry é o terceiro jogador de futebol que mais lucra com a publicidade – seus contratos somam 28 milhões de dólares anuais. (...)

(Veja, 02.11.2009. Adaptado)

(TJ/SP – 2010 – VUNESP) 11  - A palavra empresa é um sinônimo genérico deProter & Gamble, no texto. A alternativa que apresenta, também, esse tipo de sinonímia, é:

(A) automóvel – veículo.
(B) automóvel – carro.
(C) geladeira – refrigerador.
(D) fotografia – foto.
(E) motocicleta – moto.


A questão a seguir baseia-se no texto abaixo.

Em 2008, Nicholas Carr assinou, na revista The Atlantic, o polêmico artigo "Estará o Google nos tornando estúpidos?" O texto ganhou a capa da revista e, desde sua publicação, encontra-se entre os mais lidos de seu website. O autor nos brinda agora com The Shallows: What the internet is doing with our brains, um livro instrutivo e provocativo, que dosa linguagem fluida com a melhor tradição dos livros de disseminação científica.
Novas tecnologias costumam provocar incerteza e medo. As reações mais estridentes nem sempre têm fundamentos científicos. Curiosamente, no caso da internet, os verdadeiros fundamentos científicos deveriam, sim, provocar reações muito estridentes. Carr mergulha em dezenas de estudos científicos sobre o funcionamento do cérebro humano. Conclui que a internet está provocando danos em partes do cérebro que constituem a base do que entendemos como inteligência, além de nos tornar menos sensíveis a sentimentos como compaixão e piedade.
O frenesi hipertextual da internet, com seus múltiplos e incessantes estímulos, adestra nossa habilidade de tomar pequenas decisões. Saltamos textos e imagens, traçando um caminho errático pelas páginas eletrônicas. No entanto, esse ganho se dá à custa da perda da capacidade de alimentar nossa memória de longa duração e estabelecer raciocínios mais sofisticados. Carr menciona a dificuldade que muitos de nós, depois de anos de exposição à internet, agora experimentam diante de textos mais longos e elaborados: as sensações de impaciência e de sonolência, com base em estudos científicos sobre o impacto da internet no cérebro humano. Segundo o autor, quando navegamos na rede, "entramos em um ambiente que promove uma leitura apressada, rasa e distraída, e um aprendizado superficial."
A internet converteu-se em uma ferramenta poderosa para a transformação do nosso cérebro e, quanto mais a utilizamos, estimulados pela carga gigantesca de informações, imersos no mundo virtual, mais nossas mentes são afetadas. E não se trata apenas de pequenas alterações, mas de mudanças substanciais físicas e funcionais. Essa dispersão da atenção vem à custa da capacidade de concentração e de reflexão.

(Thomaz Wood Jr. Carta capital, 27 de outubro de 2010, p. 72, com adaptações)


(MP/RS – 2010 – FCC) 12 - O segmento inteiramente denotativo é:

(A) O autor nos brinda agora com The Shallows: What the internet is doing with our brains, (...) que dosa linguagem fluida com a melhor tradição dos livros de disseminação cientifica.
(B) Carr mergulha em dezenas de estudos científicos sobre o funcionamento do cérebro humano.
(C) ... esse ganho se dá à custa de alimentar nossa memória de longa duração e estabelecer raciocínios mais sofisticados.
(D) Conclui que a internet está provocando danos em partes do cérebro ...
(E) Saltamos textos e imagens, traçando um caminho errático pelas páginas eletrônicas.


Leia o texto a seguir para responder às próximas 2 questões.

Os eletrônicos “verdes”

Vai bem a convivência entre a indústria de eletrônica e aquilo que é politicamente correto na área ambiental. É seguindo essa trilha “verde” que a Motorola anunciou o primeiro celular do mundo feito de garrafas plásticas recicladas. Ele se chama W233 Eco e é também o primeiro telefone com certificado CarbonFree, que prevê a compensação do carbono emitido na fabricação e distribuição de um produto. Se um celular pode ser feito de garrafas, por que não se produz um laptop a partir do bambu? Essa ideia ganhou corpo com a fabricante taiwanesa Asus: tratase do Eco Book que exibe revestimento de tiras dessa planta. Computadores “limpos” fazem uma importante diferença no efeito estufa e para se ter uma noção do impacto de sua produção e utilização basta olhar o resultado de uma pesquisa da empresa americana de consultoria Gartner Group. Ela revela que a área de TI (tecnologia da informação) já é responsável por 2% de todas as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.
Além da pesquisa da Gartner, há um estudo realizado nos EUA pela Comunidade do Vale do Silício. Ele aponta que a inovação “verde” permitirá adotar mais máquinas com o mesmo consumo de energia elétrica e reduzir os custos de orçamento. Russel Hancock, executivo-chefe da Fundação da Comunidade do Vale do Silício, acredita que as tecnologias “verdes” também conquistarão espaço pelo fato de que, atualmente, conta pontos junto ao consumidor ter-se uma imagem de empresa sustentável.
O estudo da Comunidade chegou às mãos do presidente da Apple, Steve Jobs, e o fez render-se às propostas do “ecologicamente correto” – ele era duramente criticado porque dava aval à utilização de mercúrio, altamente prejudicial ao meio ambiente, na produção de seus iPods e laptops. Preocupado em não perder espaço, Jobs lançou a nova linha do Macbook Pro com estrutura de vidro e alumínio, tudo reciclável. E a RITI Coffee Printer chegou à sofisticação de criar uma impressora que, em vez de tinta, se vale de borra de café ou de chá no processo de impressão. Basta que se coloque a folha de papel no local indicado e se despeje a borra de café no cartucho – o equipamento não é ligado em tomada e sua energia provém de ação mecânica transformada em energia elétrica a partir de um gerador. Se pensarmos em quantos cafezinhos são tomados diariamente em grandes empresas, dá para satisfazer perfeitamente a demanda da impressora.

(Luciana Sgarbi, Revista Época, 22.09.2009. Adaptado)


(CREMESP – 2011 - VUNESP) 13 - Em – Computadores “limpos” fazem uma importante diferença no efeito estufa... – a expressão entre aspas pode ser substituída, sem alterar o sentido no texto, por:

(A) com material reciclado.
(B) feitos com garrafas plásticas.
(C) com arquivos de bambu.
(D) feitos com materiais retirados da natureza.
(E) com teclado feito de alumínio.


(CREMESP – 2011 - VUNESP) 14 - Em – ele era duramente criticado porque dava aval à utilização de mercúrio, altamente prejudicial ao meio ambiente… – a expressão em destaque pode ter como sinônimo:

(A) resultado.
(B) impedimento.
(C) dúvida.
(D) anuência.
(E) discernimento.

Leia o texto a seguir para responder às próximas 3 questões.

CIDADE MARAVILHOSA?

Os camelôs são pais de famílias bem pobres, e, então, merecem nossa simpatia e nosso carinho; logo eles se multiplicam por 1000. Aqui em frente à minha casa, na Praça General Osório, existe há muito tempo a feira hippie. Artistas e artesãos expõem ali aos domingos e vendem suas coisas. Uma feira um tanto organizada demais: sempre os mesmos artistas mostrando coisas quase sempre sem interesse. Sempre achei que deveria haver um canto em que qualquer artista pudesse vender um quadro; qualquer artista ou mesmo qualquer pessoa, sem alvarás nem licenças. Enfim, o fato é que a feira funcionava, muita gente comprava coisas – tudo bem. Pois de repente, de um lado e outro, na Rua Visconde de Pirajá, apareceram barracas atravancando as calçadas, vendendo de tudo - roupas, louças, frutas, miudezas, brinquedos, objetos usados, ampolas de óleo de bronzear, passarinhos, pipocas, aspirinas, sorvetes, canivetes. E as praias foram invadidas por 1000 vendedores. Na rua e na areia, uma orgia de cães. Nunca vi tantos cães no Rio, e presumo que muita gente anda com eles para se defender de assaltantes. O resultado é uma sujeira múltipla, que exige cuidado do pedestre para não pisar naquelas coisas. E aquelas coisas secam, viram poeira, unem-se a cascas de frutas podres e dejetos de toda ordem, e restos de peixes da feira das terças, e folhas, e cusparadas, e jornais velhos; uma poeira dos três reinos da natureza e de todas as servidões humanas.
Ah, se venta um pouco o noroeste, logo ela vai-se elevar, essa poeira, girando no ar, entrar em nosso pulmão numa lufada de ar quente. Antigamente a gente fugia para a praia, para o mar. Agora há gente demais, a praia está excessivamente cheia. Está bem, está bem, o mar, o mar é do povo, como a praça é do condor – mas podia haver menos cães e bolas e pranchas e barcos e camelôs e ratos de praia e assaltantes que trabalham até dentro d’água, com um canivete na barriga alheia, e sujeitos que carregam caixas de isopor e anunciam sorvetes e quando o inocente cidadão pede picolé de manga, eis que ele abre a caixa e de lá puxa a arma. Cada dia inventam um golpe novo: a juventude é muito criativa, e os assaltantes são quase sempre muito jovens.

Rubem Braga

(UFRJ – 2010 – NCE/UFRJ) 15 - A alternativa em que a palavra sublinhada NÃO contém uma ideia negativa é:

(A) “Os camelôs são pais de famílias bem pobres, e, então, merecem nossa simpatia...”;
(B) “O resultado é uma sujeira múltipla...”;
(C) “...apareceram barracas atravancando as calçadas...”;
(D) “E as praias foram invadidas por 1000 vendedores”;
(E) “Na rua e na areia, uma orgia de cães”.


(UFRJ – 2010 – NCE/UFRJ) 16 - A alternativa em que o termo sublinhado foi substituído por outro que NÃO mantém o mesmo sentido original é:

(A) “...coisas quase sempre sem interesse” = desinteressantes;
(B) “Aqui em frente a minha casa...” = diante de;
(C) “...e dejetos de toda ordem...” = desordenados;
(D) “...uma orgia de cães” = canina;
(E) “Pois de repente...” = repentinamente.


(UFRJ – 2010 – NCE/UFRJ) 17 - Nos fragmentos do texto a seguir, aquele(s) que mostra(m) palavras que possui(em) o mesmo significado no texto é(são):

I - “...logo eles se multiplicam por 1000” / “...logo ela vai-se elevar”;
II - “...e vendem suas coisas.” / “...para não pisar naquelas coisas.”;
III - “...vendendo de tudo...” / “...óleo de bronzear...”;
IV - “...muita gente comprava coisas...” / “Antigamente a gente fugia...”.

(A) I e II;
(B) II e III;
(C) I e IV;
(D) somente I;
(E) III e IV.


Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Contar é muito dificultoso. Não pelos anos que já se passaram. Mas pela astúcia que têm certas coisas passadas de fazer balancê, de se remexerem dos lugares. A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos; uns com outros acho que nem se misturam (...) Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo coisas de rasa importância. Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras de recente data. Toda saudade é uma espécie de velhice. Talvez, então, a melhor coisa seria contar a infância não como um filme em que a vida acontece no tempo, uma coisa depois da outra, na ordem certa, sendo essa conexão que lhe dá sentido, princípio, meio e fim, mas como um álbum de retratos, cada um completo em si mesmo, cada um contendo o sentido inteiro. Talvez seja esse o jeito de escrever sobre a alma em cuja memória se encontram as coisas eternas, que permanecem...

(Guimarães Rosa. Apud Rubem Alves. Na morada das palavras. Campinas: Papirus, 2003. p. 139)


(DETRAN/RN – 2010 – FGV) 18 - Pelo sentido do texto, a palavra “lembrança” em“A lembrança da vida da gente...” pode ser substituída, sem alteração do sentido, por:

(A) Memória.
(B) Inspiração.
(C) Recomendação.
(D) Direção.
(E) Meta.


Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Convivas de boa memória

Há dessas reminiscências que não descansam antes que a pena ou a língua as publique. Um antigo dizia arrenegar de conviva que tem boa memória. A vida é cheia de tais convivas, e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória fraca seja exatamente não me acudir agora o nome de tal antigo; mas era um antigo, e basta.
Não, não, a minha memória não é boa. Ao contrário, é comparável a alguém que tivesse vivido por hospedarias, sem guardar delas nem caras nem nomes, e somente raras circunstâncias. A quem passe a vida na mesma casa de família, com os seus eternos móveis e costumes, pessoas e afeições, é que se lhe grava tudo pela continuidade e repetição. Como eu invejo os que não esqueceram a cor das primeiras calças que vestiram! Eu não atino com a das que enfiei ontem. Juro só que não eram amarelas porque execro essa cor; mas isso mesmo pode ser olvido e confusão.
E antes seja olvido que confusão; explico-me. Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos. Eu, quando leio algum desta outra casta, não me aflijo nunca. O que faço, em chegando ao fim, é cerrar os olhos e evocar todas as coisas que não achei nele. Quantas ideias finas me acodem então! Que de reflexões profundas! Os rios, as montanhas, as igrejas que não vi nas folhas lidas, todos me aparecem agora com as suas águas, as suas árvores, os seus altares, e os generais sacam das espadas que tinham ficado na bainha, e os clarins soltam as notas que dormiam no metal, e tudo marcha com uma alma imprevista.
É que tudo se acha fora de um livro falho, leitor amigo. Assim preencho as lacunas alheias; assim podes também preencher as minhas.

(Assis, de Machado. Dom Casmurro – Editora Scipione – 1994 – pág. 65)


(DETRAN/RN – 2010 – FGV) 19 - A alternativa em que o sinônimo da palavra sublinhada está INCORRETO é:

(A) “Há dessas reminiscências que não descansam...” – lembranças
(B) “Um antigo dizia arrenegar de conviva...” – alugar
(C) “Eu não atino com a das que enfiei...” – lembro
(D) “... não me aflijo nunca” – atormento
(E) “... e tudo marcha com uma alma imprevista” – inopinada


Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Os dicionários de meu pai

Pouco antes de morrer, meu pai me chamou ao escritório e me entregou um livro de capa preta que eu nunca havia visto. Era o dicionário analógico de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo. Ficava quase escondido, perto dos cinco grandes volumes do dicionário Caldas Aulete, entre outros livros de consulta que papai mantinha ao alcance da mão numa estante giratória. Isso pode te servir, foi mais ou menos o que ele então me disse, no seu falar meio grunhido. Era como se ele,cansado, me passasse um bastão que de alguma forma eu deveria levar adiante. E por um tempo aquele livro me ajudou no acabamento de romances e letras de canções, sem falar das horas em que eu o folheava à toa; o amor aos dicionários, para o sérvio Milorad Pavic, autor de romances-enciclopédias, é um traço infantil de caráter de um homem adulto.
Palavra puxa palavra, e escarafunchar o dicionário analógico foi virando para mim um passatempo. O resultado é que o livro, herdado já em estado precário, começou a se esfarelar nos meus dedos. Encostei-o na estante das relíquias ao descobrir, num sebo atrás da sala Cecília Meireles, o mesmo dicionário em encadernação de percalina. Por dentro estava em boas condições, apesar de algumas manchas amareladas, e de trazer na folha de rosto a palavra anauê, escrita a caneta-tinteiro.
Com esse livro escrevi novas canções e romances, decifrei enigmas, fechei muitas palavras cruzadas. E ao vê-lo dar sinais de fadiga, saí de sebo em sebo pelo Rio de Janeiro para me garantir um dicionário analógico de reserva. Encontrei dois, mas não me dei por satisfeito, fiquei viciado no negócio. Dei de vasculhar livrarias país afora, só em São Paulo adquiri meia dúzia de exemplares, e ainda arrematei o último à venda a Amazom.com antes que algum aventureiro o fizesse. Eu já imaginava deter o monopólio (açambarcamento, exclusividade, hegemonia, senhorio, império) de dicionários analógicos da língua portuguesa, não fosse pelo senhor João Ubaldo Ribeiro, que ao que me consta também tem um quiçá carcomido pelas traças (brocas, carunchos, gusanos, cupins, térmitas, cáries, lagartas-rosadas, gafanhotos, bichos-carpinteiros).
A horas mortas eu corria os olhos pela minha prateleira repleta de livros gêmeos, escolhia um a esmo e o abria a bel-prazer. Então anotava num Moleskine as palavras mais preciosas, a fim de esmerar o vocabulário com que embasbacaria as moças e esmagaria meus rivais.
Hoje sou surpreendido pelo anúncio desta nova edição do dicionário analógico de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo. Sinto como se invadissem minha propriedade, revirassem meus baús, espalhassem ao vento meu tesouro. Trata-se para mim de uma terrível (funesta, nefasta, macabra, atroz, abominável, dilacerante, miseranda) notícia.

(Francisco Buarque de Hollanda, Revista Piauí, junho de 2010)


(FAETEC/RJ – 2010 – CEPERJ) 20 - No texto, os parênteses foram usados para conter palavras:

A) sinônimas
B) parônimas
C) polissêmicas
D) análogas
E) homônimas


Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Discórdia em Copenhague

Frustrou-se redondamente quem esperava, na 15ª Conferência sobre Mudança Climática (COP-15), em Copenhague, um acordo capaz de orquestrar compromissos de países pobres, emergentes e ricos contra os efeitos do aumento da temperatura no planeta. Após duas semanas de muitos debates e negociações, o encontro convocado pelas Nações Unidas teve um final dramático no dia 18 de dezembro de 2009, com chefes de estado tentando, em vão, aparar arestas mesmo depois do encerramento oficial da conferência. O resultado final foi um documento político genérico, firmado só pelos Estados Unidos, China, Brasil e África do Sul, que prevê metas para cortes de emissão de gases estufa apenas para 2050, mesmo assim sem estabelecer compromissos obrigatórios capazes de impedir a elevação da temperatura em mais do que 2 graus Celsius, meta que Copenhague buscava atingir.
Também foi proposta uma ajuda de US$ 30 bilhões aos países pobres, no próximos três anos, embora sem estabelecer parâmetros sobre quem estará apto a receber o dinheiro e quais instrumentos serão usados para distribuí-lo. Faltou-lhe aval dos delegados de países como Sudão, Cuba, Nicarágua, Bolívia e Venezuela, inconformados por terem sido escanteados nas conversas finais. “O que temos de alcançar no México é tudo o que deveríamos ter alcançado aqui”, disse Yvo de Bôer, secretário-executivo da conferência, remetendo as esperanças para a COP-16, que vai acontecer em 2010, na Cidade do México.
O impasse principal girou em torno de um jogo de empurra sobre as responsabilidades dos países ricos e pobres. As nações desenvolvidas queriam que os países emergentes tivessem metas obrigatórias, o que não foi aceito pela China, país que mais emite carbono na atmosfera, atualmente. Os Estados Unidos, vivendo a maior crise econômica desde 1929, não se dispunham a cumprir sequer metas modestas. Outra questão fundamental na conferência foi o financiamento para políticas de mitigação das emissões para os países pobres. Os países desenvolvidos exigiam que os emergentes ajudassem a financiar os menos desenvolvidos. A tese foi rechaçada pelos emergentes, que esperavam obter ajuda externa para suas políticas de combate ao aquecimento global.

(Adaptado de Fabrício Marques, Revista Pesquisa Fapesp, no 167)


(TRF/4ª REGIÃO – 2010 – FCC) 21 - Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

(A) capaz de orquestrar compromissos (1o parágrafo) = hábil na ressonância compromissada.
(B) sem estabelecer parâmetros (2o parágrafo) = à revelia da proposição de metas.
(C) Faltou-lhe aval (2o parágrafo) = Urgiu o beneplácito.
(D) políticas de mitigação (3o parágrafo) = estratégias de arrefecimento.
(E) A tese foi rechaçada (3o parágrafo) = obliterou-se a hipótese.


Leia o texto a seguir para responder à próxima questão

Pelo mundo afora, os jornais sentem a agulhada de uma conjunção de fatores especialmente desfavoráveis: a recessão mundial, que reduz os gastos com publicidade, e o avanço da internet, que suga anúncios, sobretudo os pequenos e rentáveis classificados, e também serve como fonte – em geral gratuita – de informações. Na Inglaterra, para sobreviver, os jornais querem leis menos severas para fusão e aquisição de empresas. Na França, o governo duplicou a verba de publicidade e dá isenção tributária a investimentos dos jornais na internet.
Mas em nenhum outro lugar a tormenta é tão assustadora quanto nos Estados Unidos. A recessão atropelou os dois maiores anunciantes – o mercado imobiliário e a indústria automobilística – e a evolução da tecnologia, com seu impacto sísmico na disseminação da informação, se dá numa velocidade alucinante no país. O binômio recessão-internet está produzindo uma devastação. Vários jornais, mesmo bastante antigos e tradicionais, fecharam suas portas.
O fechamento de um jornal é o fim de um negócio como outro qualquer. Mas, quando o jornal é o símbolo e um dos últimos redutos do jornalismo, como é o caso do New York Times, morrem mais coisas com ele. Morrem uma cultura e uma visão generosa do mundo. Morre um estilo de vida romântico, aventureiro, despojado e corajoso que, como em nenhum outro ramo de negócios, une funcionários, consumidores e acionistas em um objetivo comum e maior do que interesses particulares de cada um deles.
Desde que os romanos passaram a pregar em locais públicos sua Acta Diurna, o manuscrito em que informavam sobre disputas de gladiadores, nascimentos ou execuções, os jornais começaram a entrar na veia das sociedades civilizadas. Mas, para chegar ao auge, a humanidade precisou fazer uma descoberta até hoje insubstituível (o papel), duas invenções geniais (a escrita e a impressão) e uma vasta mudança social (a alfabetização). Por isso, um jornal, ainda que seja um negócio, não é como vender colírio ou fabricar escadas rolantes.

(André Petry. Revista Veja, 29 de abril de 2009, pp. 90-93, com adaptações)


(TRT/9ªREGIÃO – 2010 – FCC) 22 - O binômio recessão-internet está produzindo uma devastação(2o parágrafo) O sentido contido na expressão grifada acima se encontra também em:

(A) recessão mundial.
(B) evolução da tecnologia.
(C) impacto sísmico.
(D) velocidade alucinante.
(E) uma descoberta até hoje insubstituível.


Leia o texto a seguir para responder às próximas 2 questões.

Olhar o vizinho é o primeiro passo

Não é preciso ser filósofo na atualidade, para perceber que o “bom” e o “bem” não prevalecem tanto quanto desejamos. Sob a égide de uma moral individualista, o consumo e a concentração de renda despontam como metas pessoais e fazem muitos de nós nos esquecermos do outro, do irmão, do próximo. Passamos muito tempo olhando para nossos próprios umbigos ou mergulhados em nossas crises existenciais e não reparamos nos pedidos de ajuda de quem está ao nosso lado. É difícil tirar os óculos escuros da indiferença e estender a mão, não para dar uma esmola à criança que faz malabarismo no sinal, para ganhar um trocado simpático, mas para tentar mudar uma situação adversa, fazer a diferença. O que as pessoas que ajudam outras nos mostram é que basta querer, para mudar o mundo. Não é preciso ser milionário, para fazer uma doação. Se não há dinheiro, o trabalho também é bem-vindo. Doar um pouco de conhecimento ou expertise, para fazer o bem a outros que não têm acesso a esses serviços, é mais que caridade: é senso de responsabilidade. Basta ter disposição e sentimento e fazer um trabalho de formiguinha, pois, como diz o ditado, é a união que faz a força! Graças a esses filósofos da prática, ainda podemos colocar fé na humanidade. Eles nos mostram que fazer o bem é bom e seguem esse caminho por puro amor, vocação e humanismo.

(Diário do Nordeste. 28 abr. 2008)


(AGENTE MUNICIPAL DE TRÂNSITO – 2009 – IEPRO/UECE) 23 - A palavra “égide”, no segundo período, significa

A) falsidade
B) implantação
C) orientação
D) proteção
E) ocorrência


(AGENTE MUNICIPAL DE TRÂNSITO – 2009 – IEPRO/UECE) 24 – Pelo contexto, percebe-se que a palavra “expertise”, no sétimo período, significa

A) afobação, ignorância
B) calma, serenidade
C) cultura, pesquisa
D) habilidade, perícia
E) briga, luta


(INMETRO/SC – 2010 – FEPESE) 25 - Analise os textos abaixo.

1 - Em “Maria mente” e “Maria tem uma mente privilegiada” temos um exemplo de palavras _________.

2 - As palavras “esquecimento” e “memorização” podem ser consideradas _________.

3 - As palavras “presente” e “paciente” são exemplos de palavras _________.

4 - As palavras “episódio”e “evento” podem ser consideradas _________.

5. “Passo” e “paço” são exemplo de palavras _________.

Assinale a alternativa que preenche, de forma sequencial e correta, as lacunas.

(A) antônimas ; homônimas ; polissêmicas ; sinônimas ; parônimas
(B) sinônimas ; polissêmicas ; parônimas ; homônimas ; antônimas
(C) parônimas ; antônimas ; sinônimas ; polissêmicas ; homônimas
(D) polissêmicas ; homônimas ; antônimas ; parônimas ; sinônimas
(E) homônimas ; antônimas ; polissêmicas ; sinônimas ; parônimas

GABARITO
1 - D
2 - A
3 - B
4 - C
5 - E
6 - A
7 - B
8 - D
9 - E
10 - D
11 - A
12 - D
13 - A
14 - D
15 - A
16 - C
17 - D
18 - A
19 - B
20 - D
21 - D
22 - C
23 - D
24 - D
25 - E

Nenhum comentário:

Postar um comentário